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O que é Autidade de Domínio Página Page Domain Authority

O que é Autoridade de Domínio ou Domain Authority

Mauro Queiroz2022-02-15T16:46:18-03:00
Mauro Queiroz

A Autoridade de Domínio (DA – Domain Authority) é uma métrica que mede a relevância geral do site e determina a autoridade de um domínio em relação a concorrência. Serve para estudar e avaliar os resultados das estratégias digitais.

Devemos nos esforçar para melhorar ou construir a autoridade do site. Uma DA alta nos ajudará a ter uma classificação melhor no Google?

Quando se trata de Search Engine Optimization (SEO), muitos fatores influenciam Page Rank (Rank de uma página). Além domais, a disputa pelas primeiras posições nas pesquisas orgânicas é enorme, e é possível que seus concorrentes, através de suas agências, saibam bem como ter sites considerados referência pelos algoritmos do Google.

Por isso, trabalhar alguns pontos decisivos, como Autoridade de Domínio – Domain Authority (DA), coloca sua empresa em posição de destaque.

A autoridade de domínio é uma métrica muito útil para saber o status de um site em relação a concorrentes semelhantes, mas é preciso enfatizar que não é um fator de classificação para o Google. Mas, ao mesmo tempo a autoridade de uma página turbina o SEO Rank.

Autoridade de Domínio (DA) não é algo que constrói-se rapidamente. Quanto mais cedo entendemos esse conceito, melhor. Afinal, leva tempo para criar uma presença online otimizada.

O que é autoridade de domínio?

Primeiramente, é muito importante definir o que é autoridade de domínio e o que não é para então direcionar a estratégia de marketing digital na direção certa.

Autoridade de Domínio (DA) é uma métrica desenvolvida pela Moz que prevê a probabilidade de um domínio aparecer nas SERPs (resultados das pesquisas – ter páginas rankeadas) em comparação com seus concorrentes.

Qual a importância da autoridade de domínio para SEO?

Monitorar sua Autoridade de Domínio é essencial para garantir que, cada vez mais, você consiga que seu site tenha uma classificação alta na SERP e ainda consiga um bom tráfego. Veja alguns pontos que mostram a importância de monitorar essa métrica em seu site!

O Google diz que não usa a Autoridade de Domínio como fator de classificação para decidir se classifica ou não sites. E, é verdade porque Autoridade de Domínio é o EFEITO e não CAUSA.

A fórmula para tornar-se autoridade de domínio (destaque entre os concorrentes) é através do Marketing de Conteúdo

Sites com um bom DA geralmente se classificam bem nas SERPs (Resultados das Pesquisas) do Google. Portanto, não é uma métrica que melhorará sua classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). No entanto, quando olhamos atentamente vemos que há uma relação entre a classificação (Page Rank) e Autoridade de Domínio.

Domain Page Authority Autoridade Domínio Página
Marketing de Conteúdo é o caminho para Autoridade de Domínio

No gráfico acima vemos que o Marketing de Conteúdo é o único caminho para que um site torne-se uma autoridade. Mas, isso somente é possível se aplicarmos todas as técnicas de SEO em cada conteúdo que produzimos – conteúdo de alta qualidade.

Além disso, cada conteúdo deve seguir os 3 pilares do Google E-A-T (Especialidade, Autoridade e Confiabilidade). O que vemos aqui é que uma coisa leva a outra.

Então, apesar de Autoridade de Domínio ou Autoridade Página não ser um fator de rankeamento. Em médio e longo prazo a meta de tornar-se uma autoridade pode ser a motivação para produção de conteúdos de alta qualidade. Portanto, bons conteúdos nas SERPs tornam o site uma autoridade no seu nicho.

A autoridade de domínio é uma forma de medir quão confiável seu site é aos olhos do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Ele desempenha um papel importante na classificação de cada uma de suas páginas individuais nos resultados de pesquisa de palavras-chave.

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Uma boa estratégia de SEO

É necessário uma boa estratégia de SEO em cada conteúdo: post, produto, página, imagem, etc. precisa conter: O E-A-T (Expertise – Autoridade – Confiabilidade) descrito nas Diretrizes do Google e usar estratégia de SEO (fatores de classificação).

Quando entramos no universo do SEO, uma das primeiras lições que aprendemos é a importância dos Link Internos, Externos e backlinks. Como podemos ter links internos, Externos e Backlinks? Através do Marketing de Conteúdo.

Então, a UNO pode aumentar o DA (Domain Authority) do seu site com: SEO Off Page (Desempenho fora do site como: Backlinks – Links que apontam pra páginas do seu site), Otimização de SEO On-Page (Conteúdo de Qualidade em seu site com as melhores estratégias de SEO), Melhorando a velocidade da sua página, Aumentando engajamento nas redes sociais.

Como tornar seu site uma Autoridade (Domain Authority – Page Authority)?

O único caminho é produzir toneladas de conteúdo. Pode ser exagerado, mas tornar-se uma autoridade leva algum tempo. E se quisesse ser hoje uma autoridade no seu nicho, deveria ter contratado uma agência de Marketing de Conteúdo pelo menos um ou dois anos atrás. Esta produção de conteúdo de alta qualidade é que tornará seu site uma autoridade e deve ser um trabalho que não pode parar.

A autoridade da marca refere-se à confiança do público em uma empresa em que eles o veem como líder de mercado, fornecendo informações relevantes e confiáveis para suas consultas de pesquisa. Mas como você estabelece sua confiabilidade (credibilidade) e constrói um forte relacionamento com seus clientes ou novos em um nicho? A resposta novamente é o Marketing de Conteúdo.

O marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental na construção da autoridade da marca, respondendo às perguntas do público, gerando leads, melhorando as conversões e muito mais.

Então, não é o PA (Page Authority) ou DA (Domain Authority) que fazem o seu site ter boa classificação. Mas, é a meta de ser uma autoridade no seu nicho que produzimos conteúdo de alta qualidade que por sua vez usam estratégia de SEO.

Mas, para alcançar uma classificação mais alta nas pesquisas, você precisa mostrar aos mecanismos de pesquisa que seu site tem mais autoridade e confiabilidade do que os outros sites que tentam classificar as mesmas palavras-chave. A única maneira de fazer isso é aumentar sua autoridade de domínio.

Como aumentar a DA e o PA

Se você está tentando alcançar um público maior online, uma de suas maiores prioridades deve ser melhorar seus rankings em mecanismos de busca como o Google. Quando clientes e clientes em potencial pesquisarem palavras-chave relacionadas ao seu setor, eles verão seu site e clicarão nele para saber mais.

À medida que isso continua a acontecer, você verá mais tráfego e, mais importante, mais leads. Além disso, você criará reconhecimento de marca (Brand Awareness) com usuários que se familiarizarão com o nome da sua empresa.

Hoje em dia, essa métrica não é usada apenas pela Moz (Criadora da Métrica). Diferentes ferramentas de SEO, como o SEMRush, desenvolveram sua própria métrica de DA – que é um algoritmo que usa dados de backlinks, domínios de referência (Referalls) ou tráfego de pesquisa, entre outros, para decidir a pontuação de Autoridade. Portanto, embora não seja um fator de classificação oficial usado pelo Google, é uma métrica útil para conhecer a saúde do seu site em relação aos seus concorrentes.

Na UNO, temos anos de experiência na criação de campanhas bem-sucedidas de marketing de conteúdo e criação de links para nossos clientes – e faremos o mesmo por você. Entre em contato conosco hoje para falar com um estrategista sobre como nossa talentosa equipe de profissionais de marketing na Internet pode ajudar a melhorar o DA e atrair mais clientes em potencial.

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Autor

Mauro Queiroz

Mauro Queiroz, 55 anos, é escritor, desenvolvedor, analista de sistemas e especialista em SEO. Com diversos artigos publicados no portal SC24h. Atua em tecnologia web desde 1988. Tendo começado ainda no Sistema BBS (Bulletin Board System). Ao longo de 33 anos viu a web florescer no Brasil bem como todo processo que nos trouxe a este complexo mundo do SEO, Rankeamento, Conteúdo, Ads e até Fake News.


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