Pontos cruciais para Web Site de Escritório de Advocacia
Um escritório de advocacia ou jurídico precisa adotar uma abordagem estratégica e criativa para atrair mais clientes. É por isso que um site de alta qualidade e SEO Rank é essencial.
A otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) é um dos principais impulsionadores de tráfego e clientes para um escritório de advocacia, jurídico ou advogado, mas nem sempre é simples fazer isso da maneira correta.
Afinal, este é um nicho altamente competitivo, e há muitos obstáculos que os advogados precisam superar em relação ao marketing de seus serviços na web e atrair mais clientes pelo tráfego orgânico do Google.
A boa notícia é que a UNO conhece os fundamentos de um site de alto desempenho em SEO e pode ajudar seu escritório ou projetar seu perfil de advogado no mercado local, regional ou nacional.
Um site fácil de usar segmenta os termos de pesquisa corretos e fornece conteúdo valioso para clientes em potencial. O conteúdo de alta qualidade já é a metade do caminho quando se trata de satisfazer os algoritmos do mecanismo de pesquisa (Google, Bing e outros).
Neste artigo tratamos sobre SEO para escritório de advocacia e os conceitos básicos de otimização do site para gerar mais tráfego, leads e, finalmente, clientes.
A importância do SEO para sites de escritórios de advocacia
Os motores de busca (Search Engines) são um dos principais meios onde as pessoas procuram advogados, normalmente na sua área geográfica, a saber: bairro, cidade, estado ou país. Os escritórios de advocacia que não possuem uma forte estratégia de SEO terão dificuldades para serem encontrados por clientes em potencial.
Os usuários pesquisam uma variedade de termos para encontrar respostas para suas perguntas jurídicas, comparar escritórios de advocacia e, eventualmente, encontrar informações sobre a empresa que desejam entrar em contato.
Investir em SEO permitirá que seu escritório de advocacia ou jurídico seja classificado em consultas de pesquisa, aumentando as chances de fazer com que esses usuários entrem em contato com você ou escritório.
No geral, aqui estão apenas alguns benefícios de ter um site de escritório de advocacia com SEO Profissional:
- Aumenta a visibilidade do escritório ou advogado nos mecanismos de busca, ajudando a ser encontrado por clientes em potencial.
- Pode superar os concorrentes locais e até nacionais, levando os usuários a escolherem seu escritório em vez das alternativas.
- Pode aumentar a reputação do seu escritório de advocacia ou jurídico apresentando avaliações positivas de clientes e sendo destaque em publicações.
- Direciona tráfego e clientes consistentes para o escritório.
Pontos cruciais de um site de escritório de advocacia ou jurídico otimizado
Os pontos cruciais exatos que o web site de um escritório de advocacia precisa para chegar ao topo dos resultados de pesquisa orgânica.
1. Pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é um componente importante de qualquer estratégia de SEO, mas é particularmente importante para o nicho jurídico tão competitivo.
Isso ocorre porque o objetivo é encontrar alto volume de pesquisa, palavras-chave de média a baixa concorrência que atrairão o tipo certo de clientes em potencial para o seu site.
Uma das reclamações mais comuns que recebo como profissional de SEO no nicho jurídico é que os advogados podem ter o telefone tocando sem parar, mas as ligações são de pessoas que:
1. Precisam de algo que eles não oferecem.
2. Não podem pagar seus serviços.
Isso geralmente ocorre devido à segmentação por palavras-chave fora da base.
Um escritório jurídico ou de advocacia deve direcionar os termos que atrairão os tipos de pessoas (ou empresas) com as quais deseja trabalhar.
Por isso, é necessário ser específico, se isso significa segmentar palavras-chave relacionadas a “acidentes de carro”, “reivindicações de responsabilidade do produto”, “direito de família”, “defesa criminal”, “direito trabalhista” etc.
A segmentação de palavras-chave “advogado em [local]” acabará sendo muito ampla, enquanto segmentar “advogado de [área de atuação] em [local]” é mais específico.
Com este último, você está segmentando pessoas que procuram escritórios de advocacia especializados em um determinado tipo de direito e que atendem clientes em uma área geográfica específica.
A UNO faz serviço de Marketing de Conteúdo e SEO com resultados tangíveis de marketing usando ferramentas de alto nível para encontrar palavras-chave segmentadas que produzem tráfego orgânico.
2. Design do site
A estrutura do Web Site de escritório jurídico e a facilidade de navegação desempenham um papel importante quando se trata de SEO.
Um site que carrega rapidamente e que é intuitivo, torna simples para visitantes encontrarem as informações que estão procurando.
Ao configurar o site do seu escritório de advocacia, ele deve ser construído com o SEO em mente desde o início. A UNO tem a expertise para criação de site institucional voltado para SEO com alto desempenho em tráfego orgânico através do Google e Bing.
Algumas práticas recomendadas de design de sites voltados para SEO incluem:
- Otimizando a velocidade de carregamento do seu site, para que as páginas da web e as postagens do blog sejam carregadas rapidamente (menos de 3 segundos).
- Usando fontes simples e imagens claras que são facilmente visualizadas pelos usuários do site.
- Diagramação do conteúdo do seu site de forma intuitiva para que os usuários possam encontrar informações facilmente.
- Adicionando botões de Call to Action.
- Incluindo Inbound e Outband marketing.
- Verificar se todos os formulários de contato e links clicáveis funcionam e não levam a uma página 404.
A UNO pode desenvolver um web site para seu escritório jurídico que seja rápido, funcional e fácil de usar aplicando todas práticas recomendadas de SEO.
3. Marca e Autoridade
Um ponto crucial de um site de escritório de advocacia compatível com SEO que é comumente esquecido que é o Branding ou Brand Awareness (Consciência da Marca).
Em um mar de concorrentes online, um escritório de advocacia precisa de uma marca forte para se destacar. Isso significa investir em fotografia de alta qualidade, um logotipo profissional e um site atraente.
O Branding também abrange as cores e fontes da marca e as mensagens (cópias) que você usa em seu site.
Como advogado ou escritório de advocacia coletivo, você precisará decidir o que seu escritório de advocacia representa e como comunicar isso aos seus clientes em potencial e a UNO pode ajudar neste processo.
“Muitos advogados de escritório jurídicos sabem o querem transmitir e qual seu nicho de atuação. Mas não sabem como isso deixar claro e eficazmente na web. A UNO tem uma equipe preparada que pode desenvolver um projeto de sucesso.”
Uma marca visual coesa e mensagens de marca ajudarão a diferenciar seu escritório de advocacia de seus concorrentes online. Também o ajudará a construir autoridade em seu nicho como um escritório de advocacia profissional e respeitável.
Isso pode ser útil quando se trata de gerar relações públicas para sua empresa e ganhar links de construção de autoridade para seu site.
4. SEO Profissional
SEO profissional refere-se a todo o funcionamento técnico interno do seu site que mantém seu site funcionando sem problemas e disponível para ser rastreado pelos mecanismos de pesquisa.
Você pode ter a melhor marca ou o site mais atraente do mundo, mas se o seu site não for estruturalmente sólido, será difícil ter uma classificação alta nos resultados de pesquisa. Além disso, os usuários terão dificuldade em navegar em seu site.
Algumas práticas recomendadas de SEO que são utilizadas pela UNO Websites incluem:
- Ter uma estrutura de URL intuitiva.
- Corrigindo páginas 404 (não encontradas) para direcionar para páginas ativas em seu site.
- Enviar um mapa do site do seu site para aumentar a rastreabilidade.
- Ativando SSL (https:// vs http://) para que seu site seja “seguro” para os usuários.
- Garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis em vários dispositivos.
- Configurar a ferramentas do Google para rastrear o tráfego do seu site.
5. Otimização na página
Vimos no ponto crucial 1 sobre palavras-chave e agora é hora de incorporá-las em seu site.
O objetivo aqui é usar suas palavras-chave de foco em todo o site para indicar aos usuários e mecanismos de pesquisa sobre o que trata cada página. Existem técnicas muito sensíveis que a UNO domina bem. Se forem mal colocadas em seu site o mesmo pode não rankear como deseja e ser classificado como spam (ou simplesmente estranho).
Como a UNO desenvolve a estratégia de SEO:
- Escolhemos uma palavra-chave primária para uma página ou postagem específica.
- Usamos ferramentas de pesquisa de palavras-chave para encontrar palavras-chave relacionadas (ou seja, palavras-chave mais semelhantes à sua palavra-chave de destino).
- Usamos sua palavra-chave primária na tag de título ou em sua postagem ou página.
- Usamos sua palavra-chave primária ou uma palavra-chave relacionada no título 1 da sua página.
- Usamos suas palavras-chave primárias e secundárias no conteúdo do corpo de sua página ou postagem, concentrando-se em fornecer informações precisas e valiosas para seu público-alvo.
- Adicionamos Inbound Marketing.
- Adicionamos Outbound Marketing.
- Incluir imagens de “qualidade” intuitivas.
O objetivo principal do site deve ser sempre fornecer conteúdo valioso para seus clientes em potencial primeiro e otimizar para os mecanismos de pesquisa em segundo lugar.
6. Otimização fora da página (Off Page)
SEO fora da página (como o termo indica) refere-se as táticas de SEO que ocorra fora do seu site. Para um escritório de advocacia, isso normalmente envolve três coisas:
Otimização local.
Construção de links.
Em termos de otimização local, os escritórios de advocacia podem melhorar a classificação na pesquisa local.
Isso ajudará o site a ser encontrado por clientes em potencial e enviará sinais de confiança ao SEO para seu site.
Avaliações positivas de clientes são enormes para escritórios de advocacia, porque ter uma classificação de 5 estrelas pode ser o fator decisivo que convence um cliente em potencial a trabalhar com você em vez de um concorrente mal avaliado.
Para um advogado, reputação é tudo, então quanto mais plataformas mencionarem seu escritório de advocacia como fonte confiável de informações, melhor.
7. Otimização de conversão
Quando se trata de SEO, o objetivo final raramente é o tráfego; são leads ou receita. Ao considerar a otimização de conversão ao construir seu site, você aumenta suas chances de transformar esse tráfego em clientes reais.
A UNO considera o tipo de experiência que você deseja que os usuários tenham quando acessarem seu site.
- Eles são capazes de encontrar as informações que estão procurando?
- Eles sabem como entrar em contato com você?
- Eles podem encontrar exemplos dos tipos de resultados que você gerou para seus clientes?
- Com essas perguntas em mente, siga estas práticas recomendadas de otimização de conversão para aproveitar ao máximo o tráfego que chega ao seu site:
Recomendamos que use a navegação de menu simples e direta.
- Adicionando botões de call-to-action claros e concisos.
- Incluindo uma aba óbvia de Fale Conosco e/ou número de telefone na parte superior do seu site.
- Incluindo um link para todas as páginas importantes no menu principal.
- Incluindo formulários de contato em todo o seu site.
- Incluindo links internos de novas páginas para páginas relevantes em seu site (incluindo postagens de blog).
- Mostre depoimentos e avaliações de clientes.
- Dando aos aos usuários oportunidades de optar por seu boletim informativo, e-books ou outros downloads.
8. Marketing de Conteúdo
Quando se trata de escrever conteúdo para o site do seu escritório de advocacia e postar em seu blog, não basta apenas publicar, rezar e esperar o tráfego chegar. Você vai querer uma estratégia de marketing multicanal para obter o mais vida do seu conteúdo. A UNO tem esta expertise!
Existem vários métodos para compartilhar seu conteúdo e alcançar um público mais amplo. E a boa notícia é que o conteúdo jurídico não precisa ser chato! A UNO publica conteúdo de interesse do seu público e otimizado para os mecanismos de pesquisa.
Obtenha mais tráfego e leads através do site do seu escritório de advocacia
Embora o jurídico seja um nicho competitivo quando se trata de SEO, estas são apenas algumas das formas de otimizar seu site para usuários e mecanismos de pesquisa.
Saiba que o SEO é uma das melhores maneiras de direcionar mais tráfego e leads para o seu site, então vale a pena acertar desde o início.
Claro, existem outros detalhes mais sutis que a UNO Websites usa em sua estratégia de SEO. Você precisa considerá-los quando se trata de SEO Profissional e on-page. Portanto, entre em contato conosco e verifique os recursos adicionais.
Saiba que mesmo os proprietários de sites iniciantes podem ver resultados reais de seus esforços de SEO, concentrando-se em seu público-alvo, seguindo as melhores práticas de SEO e trabalhando o SEO em sua estratégia de marketing mais ampla.