SEO vs Design – Qual é mais importante?
SEO vs Design – Qual é o mais importante? Os profissionais de marketing e SEO que trabalham com design sabem da frustração de tentar explicar a importância de priorizar os fatores de Rankeamento SEO no desenvolvimento de um site.
Mais frustrante ainda é explicar aos proprietários de sites que mesmo sendo antagônicos, SEO vs Design podem encontrar um meio termo. É difícil entender que para o sucesso de um site esses fatores de rankeamento não podem em hipótese alguma serem deixados de lado.
por Mauro Queiroz
Na verdade ao produzir o layout e o design (UI User Interface) muitos conflitos surgem em empresas que contratam uma agência para o desenvolvimento de um site e outra com profissional de SEO. O donos de sites querem que seu site seja uma obra-prima visualmente deslumbrante e não entendem que por outro lado pode ser um pesadelo para rankeamento SEO. A “beleza” do site pode causar carregamento igualmente impressionante que por fim destrói o esforço de rankeamento.
Os profissionais de SEO consideram que a luta SEO vs Design deve encontrar um meio termo. Atualmente,o SEO é a parte mais importante do desenvolvimento. Imagine um site com visual deslumbrante que não tem conversão e sem presença na web? O profissional de SEO entende como certas práticas de design da web interferem na experiência do usuário e consequentemente impactam negativamente o SEO.
Quando a experiência do usuário não é ideal, a página não tem o desempenho esperado nos resultados do mecanismo de pesquisa (Taxa de Rejeição). Atender aos critérios dos mecanismos de pesquisas (fatores de rankeamento) no ambiente digital de hoje é um trabalho contínuo.
Desde o fim das listas e guias telefônicas os usuários recorrem aos mecanismos de pesquisa (Google, Bing, etc.) que reduzem a desordem, ocultam anúncios e protegem a privacidade. Portanto, SEO vs Design é um ponto crucial, e é por isso que focar em SEO e fatores de Rankeamento é tão importante.
Ser competitivo é uma tarefa que não tem fim. Um profissional de SEO sempre está na corrida pela melhor classificação. Então, eles priorizam mais o ranqueamento na guerra SEO vs Design.
Os melhores profissionais de SEO estão sempre monitorando as práticas de web design (Banners, Slides, Scripts que causam lentidão, etc.) porque estas implementações podem custar muito dinheiro (prejuízos) para seu cliente quando tem um impacto negativo na experiência do usuário.
Quando navegamos na web, esperamos que as respostas às pesquisas atendam aos nossos critérios com extrema precisão. Quando um site atende este quesito ele melhora no Rank.
Não é fácil ser um profissional de SEO que é pago para ser o mais esperto, ultrapassar a concorrência e superar um exército global de bots computadorizados. Mas a competitividade faz parte do DNA de todo profissional de SEO.
Os web designers geralmente não atendem aos fatores de Rankeamento. A maioria tem o espírito da arte. Mas, na verdade, muitas vezes eles criam complicações.
- A aparência do site não é projetada para conversões.
- O design restringe a experiência do usuário como navegabilidade e usabilidade.
- O design do site não é projetado para um público-alvo específico.
- O carregamento do site é lento e prejudica o SEO.
Os especialistas em SEO sabem que na disputa SEO vs Design as práticas de web design afetam as estratégias de marketing nos mecanismos de pesquisa (Google, Bing, etc.).
Os dias de glória em que era fácil tornar um site visível na internet terminaram, agora existem uma longa lista de fatores que levam um site a ficar bem posicionado.
É por isso que os profissionais de SEO avançados estudam a arquitetura da informação:
- A navegação mal projetada cria frustração do usuário quando ele não encontra facilmente o que procura. Não se trata de encontrar mas de encontrar fácil e rapidamente.
- Os bots dos mecanismos de pesquisa precisam de uma arquitetura de informação bem planejada para indexar o conteúdo.
- Design UI (User Interface – Interface do Usuário) e UX ( User Experience) para conversões
- A experiência do usuário deve ser incluída no planejamento de SEO.
Sem uma compreensão de porque o design de usabilidade e conversões é importante, estas questões se tornam desagradáveis aos clientes que contratam sites. Os proprietários de sites desejam ser os primeiros nas pesquisas e querem fornecer a melhor experiência do usuário. Mas muitas vezes o design prejudica esta alvo.
As grandes empresas contratam profissionais de SEO Marketing com experiência e compreensão da importância da experiência do usuário.
As pequenas e médias empresas podem não estar cientes da natureza competitiva dentro do ambiente dos mecanismos de busca e de como o web design desempenha um papel importante no marketing online, para o bem ou para o mal.
Para saber se SEO vs Design estão em harmonia no seu site, confira as métricas:
- Compare seus resultados de pesquisa e compras do Google.
- Compare seus CPCs, CTRs.
- Veja como está a taxa de rejeição.
- Compare o desempenho de cada canal.
As restrições orçamentárias podem limitar suas chances de competir. Proprietários de sites menos experientes ficam frustrados rapidamente porque não estão cientes de todas as peças do quebra-cabeça.
Uma das principais lições que aprendemos nas últimas duas décadas é que é necessário um profissional qualificado em SEO e Design para construir um site de sucesso.
O web designer com experiência em design gráfico desejava criar páginas da web criativas e visualmente atraentes. Já o profissional de SEO é focado na otimização de páginas. Ele trabalha para ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. E por isso, quase sempre entram em conflito nesta disputa SEO vs Design.
A peça que faltava na disputa SEO vs Design era a usabilidade (UI) e o foco na experiência do usuário (UX). Esta diferença pode ser chamada de “UI holística e SEO” em um esforço para construir uma ponte para que os esforços não entrassem em conflito.
Além disso, um punhado de profissionais de marketing conectou os pontos entre usabilidade e SEO.
Bryan e Jeffrey Eisenberg publicaram vários livros sobre conversões na web, começando com “Call to Action” – (Chamado a Ação) em 2005.
Eles apresentaram dados e estudos ao longo dos próximos 12 anos, ilustrando os benefícios da arquitetura persuasiva e do design da web que ajudaram os usuários a concluir tarefas.
Tim Ash abordou Landing Pages e se tornou um instrutor líder para profissionais de marketing, com seus livros, “Landing Page Optimization: The Definitive Guide to Testing and Tuning for Conversions” (agora em sua segunda edição), e o novo “Unleashing The Primal Brain: The Guia de campo essencial para profissionais de marketing modernos. ”
Shari Thurow é autora de vários livros, incluindo “Quando a pesquisa encontra a usabilidade na Web”, e é considerada uma escritora e palestrante estimada.
Leva anos para entender o que faz com que a classificação flutue, os números de tráfego despenquem, aumentos nas taxas de rejeição, páginas com baixo desempenho e abandono de página da web.
Quando você olha seus dados deve levá-los a sério e analisar e buscar resultados.
- Por que a taxa de rejeição é alta?
- Por que uma página tem melhor desempenho do que outra?
- Qual é o motivo do pico no tráfego de referência?
- Pode ser duplicado?
- Quem vem ao site?
- Quais fatores de classificação geraram melhores resultados de pesquisa?
- Qual dispositivo de computador eles usaram?
- Outras considerações de pesquisa para investigar…
Há algo em seus dados que destrói suas suposições sobre quem são os visitantes do seu site?
Se você estiver prestando atenção, as histórias por trás dos dados não apenas mudam com o tempo, mas indicam onde, quando e como ajustar o próprio design da web, cores, botões, textos, abordagem, etc.
Quando as pessoas acessaram o site, o que aconteceu a seguir? Por que?
Se sua equipe criou uma campanha PPC e os resultados não são aceitáveis, o que está acontecendo?
Conectando os pontos para aumentar as conversões
Nada permanece igual no terreno dos mecanismos de pesquisa. Se você quiser se aprofundar nas neurociências e no comportamento humano-computador, há histórias fascinantes baseadas em pesquisas.
Por exemplo, seguimos o olhar de uma imagem com um rosto, então é aqui que o botão de call to action (chamado a ação) é colocado.
Respondemos às cores de maneira diferente ou, se daltônicos, podemos não ver as cores da maneira que um designer espera.
Estudos comportamentais entre humanos e computadores nos ensinaram que uma página de destino (Landing Page) tem cinco segundos para convencer os usuários a ficar. E ainda, se você olhar para a maioria dos designs de sites, o layout é tão ruim que faz todo o possível para nos forçar a sair imediatamente dele.
Existem inúmeras melhorias sutis que podem ser feitas nas páginas da web para melhorar as conversões. Profissionais experientes de SEO sabem disso e ficam frustrados, ao tentar convencer seus clientes.
Quanto mais avançado o profissional de marketing, mais ele vai aprimorar a experiência do usuário para que as tarefas desejadas sejam concluídas.
Os profissionais de marketing são pagos para ajudar a tornar os sites bem-sucedidos. Eles não podem resolver isso com um site mal projetado e com desempenho insatisfatório.
A competição de classificação, tráfego e marca são ferozes na web.
Autor:
Mauro Queiroz (Jornalista, Programador e Profissional de SEO)
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