Parcelamos em até 6x sem Juros
Criação Desenvolvimento Sites
  • CAPA
  • Segmentos
  • Serviços
    • Marketing de Conteúdo
  • Santa Catarina
    • Balneário Camboriú
    • Blumenau
    • Brusque
    • Florianópolis
    • Chapecó
    • Criciúma
    • Gaspar
    • Indaial
    • Itajaí
    • Itapema
    • Joinville
    • Navegantes
    • São José
  • Blog
  • Blog
SEO Googlebot Rastreamento de Sites Criação Webdesign

Rastreamento Googlebot – Manter conteúdo atualizado e SEO

Mauro Queiroz2022-01-08T11:15:01-03:00
Mauro Queiroz

Em vários partes do mundo editores de conteúdo e webmasters notaram através de dados estatísticos que a atividade de rastreamento de sites do Googlebot reduziu drasticamente. Por isso é muito importante atualizar sempre o conteúdo do seu site.

por Mauro Queiroz

Ao lermos o documento de ajuda do Google encontramos a informação : “O Google tem algoritmos sofisticados para determinar a velocidade de rastreamento ideal para um site. Nosso objetivo é rastrear o maior número possível de páginas no seu site a cada visita, sem sobrecarregar a largura de banda do servidor“.

Confira aqui: https://support.google.com/webmasters/answer/48620?hl=pt

Isto quer dizer que depois de um certo tempo analisando seu site o algoritmo do Google definirá uma periodicidade de rastreamento para seu site ou loja. Em outras palavras se o seu site é somente atualizado a cada 2, 3, 6 meses ou mais. É com esta informação que o Google definirá o tempo de rastreio do seu site impactando desta forma o esforço de SEO Rank.

Houve discussões constantes nas últimas semanas entre experts e empresas de rastreamento e análise de dados sobre o fato de que o Googlebot reduziu drasticamente o rastreamento. A atividade de rastreamento do Google diminuiu desde 11 de novembro de 2021.

Embora a desaceleração da indexação não tenha afetado todos os sites – sobretudo aqueles que estão sempre atualizando o conteúdo – experts concordam que algo mudou no Google com relação à indexação de sites e provam isso através de dados analíticos.

O que isso tem a ver com você?

Se você possui um site ou loja virtual deve mantê-la sempre atualizada. Mude periodicamente banners promocionais, imagens, texto, publique novos posts em períodos curto de tempo. Não necessariamente todos de uma vez. Estabeleça uma agenda.

Periodicamente mude o banner ou slides da página inicial da sua Loja ou website. Publique novos posts semanalmente, crie promoções e troque sempre os produtos em destaques.

Precisando de mais dicas ou manutenção de sites ou loja? Fale Conosco

Evidência de rastejamento reduzido

Evidências das anomalias de rastreamento do Google têm se acumulado em milhões de sites pelo mundo. Alguns serviços de rastreamento e análise de log como o Seolyzer, apresentaram dados do comportamento de rastreamento do Google que mostrou uma queda dramática na atividade de rastreamento. “O Googlebot está em greve! O Googlebot reduziu drasticamente sua atividade de rastreamento em muitos sites grandes desde 11 de novembro às 18h (GMT).”, acrescenta.

Código do servidor 304 e o Rastreamento do Googlebot

Alguns destes experts notaram um padrão com o Googlebot que de repente não está rastreando mais páginas que exibem um código de resposta de servidor 304. Um código de resposta 304 significa 304 que o site não foi modificado.

Esse código de resposta é gerado por um servidor quando um navegador (ou Googlebot) faz uma solicitação de uma página.

Isso significa que um navegador (ou Googlebot) informa ao servidor que tem uma página da web salva em cache, portanto, não deve se preocupar em indexa-la ou rastreá-la, a menos que a página tenha sido atualizada (modificada).

Em outras palavras, não há necessidade de o servidor transferir um espelho do site porque a solicitação indica que o cliente já possui uma representação válida; o servidor está, portanto, redirecionando o cliente para fazer uso desse espelho armazenado como se fosse a imagem atual do site.

Resposta 304 causa menos rastreamento do Googlebot?

Uma vez que um site apresente por longos períodos o código 304 (sem modificações), pode ser que estes períodos se tornem ao longo do tempo o prazo padrão de indexação e rastreamento do site. Lembra do que do que diz o Google?

“Algoritmos sofisticados para determinar a velocidade de rastreamento ideal para um site”

Notadamente diversos sites estão com um problema semelhante em que as páginas que atendiam a uma resposta 304 tinham taxas de rastreamento drasticamente mais baixas. O Google diz que nada mudou. Mas o que está na página de ajuda deixa uma pista bem clara.

O Google reduziu o rastreamento da página da web?

Há algumas alegações de que o Google parou de indexar completamente, mas isso não está incorreto. No entanto, há uma discussão significativa que comprovam que os padrões de indexação do Googlebot mudaram.

Mauro Queiroz, Jornalista e Analista de Sistemas
Fonte: SC24h

ai/UNO

Compartilhar este post

Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

Autor

Mauro Queiroz

Mauro Queiroz, 55 anos, é escritor, desenvolvedor, analista de sistemas e especialista em SEO. Com diversos artigos publicados no portal SC24h. Atua em tecnologia web desde 1988. Tendo começado ainda no Sistema BBS (Bulletin Board System). Ao longo de 33 anos viu a web florescer no Brasil bem como todo processo que nos trouxe a este complexo mundo do SEO, Rankeamento e Marketing de Conteúdo.


Posts Relacionados

Websites com Rank SEO Tráfego Orgânico

O que é tráfego Orgânico e SEO

Tráfego Orgânico é otimização orgânica do mecanismo de pesquisa (SEO - Search... ler mais

Web Site para Escritório Jurídico Advogado Website Web Design

Pontos cruciais para Web Site de Escritório de Advocacia

Um escritório de advocacia ou jurídico precisa adotar uma abordagem estratégica e... ler mais

Categorias

  • Dicas
  • SEO
  • Websites e Lojas Virtuais

Posts Recentes

Websites com Rank SEO Tráfego Orgânico
O que é tráfego Orgânico e SEO
Web Site para Escritório Jurídico Advogado Website Web Design
Pontos cruciais para Web Site de Escritório de Advocacia
O que é Autidade de Domínio Página Page Domain Authority
O que é Autoridade de Domínio ou Domain Authority
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo – O caminho do sucesso para sua empresa
O que é E-A-T e YMYL nas Diretrizes do Google
O que é Google E-A-T e YMYL – Como usar para impulsionar o SEO
SEO Googlebot Rastreamento de Sites Criação Webdesign
Rastreamento Googlebot – Manter conteúdo atualizado e SEO

Sobre nós

Somos uma equipe de profissionais oferecendo o melhor serviço de Web Design, Desenvolvimento e Criação de Site Institucional com orçamento realista e condizente com sua realidade. Consulte.

Criação Web Design Site Institucional Sites

A UNO Websites é uma Agência de Marketing Digital com expertise na Criação Desenvolvimento de Sites (Web Design) com SEO Avançado que garante exposição na web. Somos também uma empresa de Criar Sites Profissionais que pode ajudar alavancar seu negócio através da internet.

Serviços

Marketing de Conteúdo
Web Design
Análise de SEO
Ecommerce
Website Institucional

Localidades

Balneário Camboriú Barra Velha Benedito Novo Rodeio Bombinhas Blumenau Brusque Florianópolis Gaspar Ilhota Indaial Itajaí Itapema Jaraguá do Sul Joinville Palhoça Penha Piçarras Pomerode Porto Belo Navegantes Rio dos Cedros Rio do Sul São José Tijucas Timbó

Parceiros

Radio Italiana
Catolicismo Romano
SC24h
Marketing Digital

  • Main Menu
  • Top Navigation
  • CAPA
  • Segmentos
  • Serviços
    • Marketing de Conteúdo
  • Santa Catarina
    • Balneário Camboriú
    • Blumenau
    • Brusque
    • Florianópolis
    • Chapecó
    • Criciúma
    • Gaspar
    • Indaial
    • Itajaí
    • Itapema
    • Joinville
    • Navegantes
    • São José
  • Blog
  • Blog

Peça Orçamento Gratuito